O mercado de alimentação muda como qualquer outro. É moldado em decorrência dos novos comportamentos do consumidor, por novas influências, pensamentos e tendências.

Se você trabalha ou possui um estabelecimento/indústria alimentar, precisa estar atento ao que veio de novo para se adaptar e continuar agradando seus clientes. E é por isso que o nosso artigo de hoje fala sobre as tendências alimentares para os próximos anos. Siga a leitura para se atualizar e manter os lucros em alta!

O que são tendências alimentares?

As tendências existem desde sempre, ou seja, a inclinação que as pessoas têm para alguma escolha em detrimento de outra. Com tantas atualizações, o ramo de alimentação não poderia ser diferente. Ele também tem tendências cada vez mais rápidas.

Após a pandemia, houve crescimento expressivo na busca por alimentos que auxiliam a saúde e o meio ambiente, além das compras alimentares via delivery ou e-commerce, e muitos meios digitais nos quais influencers com dicas alimentares ficaram mais e mais famosos. Essas mudanças já iam crescendo aos poucos, mas aceleraram bastante nos últimos anos.

É normal que existam tendências. Elas sempre vão existir. Mas elas também impactam a indústria, a forma como os comércios precisam se comportar para responder ao que os consumidores pedem. Por isso, você precisa saber o que há de novo em 2022:

As principais tendências alimentares para o ano de 2022

Agora, para irmos ao ponto principal, vamos falar sobre as principais tendências desse ano e que provavelmente ficará para os próximos anos:

Vegan

O mercado vegano é a aposta para 2022. Pesquisa feita pelo Ipec aponta que 46% dos brasileiros deixam de comer carne uma vez na semana por conta própria. No pós pandemia, a tendência dos flexitarianos, vegetarianos e veganos só cresceu.

Orgânicos

Durante a pandemia, os produtores orgânicos que trabalhavam com delivery viram um súbito crescimento da demanda, de 50% até 150%!  Com a constante busca pela saúde, os orgânicos são preferência dos consumidores.

Gluten free

O aumento da busca pelo “sem açúcar” e “gluten free” está aliado aos orgânicos e aos alimentos saudáveis no geral. O segmento gluten free espera aumento em 40% para 2022.

Lactose free 

Você sabia que  cerca de 40% dos adultos no Brasil possuem algum nível de intolerância à lactose? Segundo a Food Intolerance Network, os diagnósticos têm sido cada vez mais comuns, e o mercado precisou se adaptar.

Pet food

O apego e os cuidados com os Pets, que são estrelas em vídeos e fotos nas redes sociais, resultou em um crescimento da rede Pet food, que já aumenta as vendas desde 2015. Em 2016, representou 67,5% das compras no setor dos animais de estimação.

Kombucha

Antes quase desconhecida, a kombucha cresce nos lares brasileiros. Essa bebida fermentada é o reflexo da busca pelo mais saudável, já que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do sistema digestivo.

Café além da bebida

Desde 2021, o café invadiu outros pratos e bebidas, como smoothies, brigadeiros e até iogurte. Para quem gosta de café – uma grande parcela da sociedade, principalmente no Brasil – essa é uma ótima surpresa.

Alimentos saudáveis 

Todas as áreas do mundo estão em transição pelo mais saudável. O meio ambiente, a saúde, a volta para o natural estão em foco. E a alimentação sempre foi fonte de bem-estar para as pessoas, então os alimentos saudáveis estão sendo os preferidos. Inclusive, com cada vez mais olhadas nos rótulos dos produtos.

Para um bom negócio, principalmente num mercado cheio de sabores como o alimentício, a atualização constante é muito importante. Para te ajudar a inovar na cozinha, conte com os produtos do Mundo do Chef. Nós temos a melhor qualidade para você reinventar!

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